Copa de 2014: engenheiros propõem melhorias para estádios

A partir do ano que vem, os estádios brasileiros devem passar por inspeções antes do início dos campeonatos.




Daqui a cinco anos, o Brasil vai sediar um dos maiores eventos do planeta: a Copa do Mundo.

E como vão estar os estádios de futebol? E as cidades? Que melhorias vão receber? Na telinha do computador, os projetos estão bonitos. Estádios com coberturas, novas linhas de trem, de metrô, hotéis bem equipados. Mas tudo isso ainda está em fase de planejamento.

Engenheiros de todo o país estão reunidos em São Paulo para propor essas melhorias. Já a partir do ano que vem, os estádios brasileiros devem passar por inspeções antes do início dos campeonatos.

A partir do ano que vem, todos os estádios de futebol do país deverão passar por avaliações especializadas de engenheiros civis. E eles vão seguir normas específicas de segurança que irão avaliar vários itens das construções.

Os engenheiros vão apontar desde defeitos na parte da estrutura até questões como acessibilidade, combate a incêndio e condições dos banheiros. Os laudos serão encaminhados a CBF, antes do início dos campeonatos.

“Com certeza vai ajudar a segurança nos estádios para a Copa do Mundo também”, diz a engenheira civil / IBAPE-SP Flávia Zoéga Andreatta Pujadas.

Um levantamento feito em 18 estádios brasileiros indica que:

- 80% precisam de reparos estruturais;
- 82% não possuem assentos de acordo com o padrão da FIFA;
- 85% possuem vestiários inadequados;
- 95% têm banheiros em más condições

As 12 cidades-sedes têm pouco mais de quatro anos para se adaptar. Ainda vão ter que investir e oferecer serviços de alta qualidade para turistas e delegações.

Outro desafio das cidades que vão ser sedes dos jogos da Copa é o sistema de transporte público, que precisa ser melhorado e modernizado. Uma proposta dos engenheiros é bem simples: reduzir o valor das passagens para facilitar o acesso da população mais pobre.

“Nós temos também que quantificar, quanto vai custar isso e de que forma tanto o governo municipal, estadual e federal vai investir, como também a iniciativa privada. Participar ativamente dessas instruções, até porque é um bem para todos nós.

Além dos laudos de vistoria, todos os estádios brasileiros precisarão de laudos de segurança, de prevenção e combate a incêndios e de boas condições sanitárias e higiene.

0 Comentários:

*Deixe Seu Comentário*

*Campanhas*

Pegue o seu selo Diga não ao bloqueio de blogs Blog Voluntário

  ©Template by Dicas Blogger.